TÉCNICAS DE LEITURA - READING STRATEGIES

 

1. Existem estratégias de leitura e interpretação de textos em inglês?

 

Sim, são basicamente as mesmas que se usam para ler e interpretar textos em português.

Se você conhece uma estratégia de leitura e interpretação de textos em português, transfira-a para o inglês.

Se não, comece por identificar no texto palavras conhecidas; em seguida, aplique o seu conhecimento de mundo e tente identificar o que está sendo apresentado em títulos, ilustrações, fotos, gráficos, tabelas, datas, números etc. Procure palavras que você já conhece, palavras cognatas. Identifique os verbos, os substantivos e os adjetivos na frase e tente compreender as palavras desconhecidas pelo contexto. Esses passos estão descritos abaixo em skimming e scanning.

 

Veja mais estratégias de leitura e interpretação em Tips4you.

 

2. O que significa skimming? E scanning?

 

Estratégias de leitura e interpretação são métodos que se usam para adquirir informações e para facilitar o processo de compreensão durante a leitura. Skimming e scanning são as técnicas de leitura e interpretação mais usadas para a leitura rápida de textos.

 

Skimming significa ler rapidamente, para encontrar a ideia principal do texto. Você pode ler o título, os subtítulos, e observar também as ilustrações que auxiliarão a compreender o contexto. É recomendável também a leitura da primeira sentença ou parágrafo.

Observam-se, assim, apenas os pontos mais importantes, tais como palavras repetidas, palavras parecidas, familiares e a apresentação visual. Ou seja, faz-se uma exploração geral, procurando captar os conceitos e as idéias principais do texto sem se deter em um ponto.

 

Scanning também envolve uma lida rápida, mas usamos esta estratégia quando queremos encontrar algo específico no texto, isto é, sabemos de antemão o que estamos procurando. Scanning significa localizar informações precisas, tais como nomes próprios, autores de ações, datas, números, etc. Essas informações normalmente facilitam a síntese das informações contidas no texto.

 

Outras técnicas incluem:

 

Inferência: técnica que permite chegar-se a conclusões lógicas a partir das informações do texto.

 

Identificação de cognatos e falsos cognatos: (é útil criar uma lista de tais palavras em inglês e de seus correspondentes em português).

 

Organização (síntese) das informações: idéia principal, detalhes e conclusão. Resumir as informações lidas facilita a compreensão global do texto, pois implica a seleção e o destaque das informações mais relevantes presentes nele.

 

3. Quando procuro uma palavra no dicionário, aparecem vários significados. Qual devo escolher?

Muitas palavras possuem vários sentidos listados nos dicionários; por isso é preciso escolher o melhor significado, aquele que se enquadra melhor no contexto da frase, para entendê-la.

 

Exemplo: The party was boring. Then I left for home early. Left significa esquerdo(a), mas pode ser também o passado de to leave (ir embora). Conhecendo o sentido da primeira sentença (A festa estava chata), conclui-se, pelo contexto, que left na segunda só pode significar fui embora (Então eu fui embora cedo).

 

Veja mais estratégias de leitura e interpretação em Tips4you.

           

4. Como ler um texto em inglês sem ter que usar continuamente um dicionário?

 

Haverá momentos da leitura de um texto em inglês em que não se entende quase nada. Evite, nesses momentos, a busca imediata do significado de palavras que você não conhece no dicionário. Será necessário, então, ter paciência para reler o texto quantas vezes forem necessárias porque, a cada leitura, ele ficará mais claro.

Tente desenvolver estratégias próprias para compreender o mínimo necessário do texto; assim você se tornará um leitor mais hábil. Após formar essa primeira compreensão sobre o sentido do texto, pegue as principais palavras nele citadas – elas são as que aparecem repetidamente – e procure-as no dicionário. A partir daí, você poderá confirmar o significado exato dessas palavras e certamente terá uma compreensão correta e rápida do sentido do texto.

 

5. Qual é a importância dos recursos visuais na aprendizagem de vocabulário?

 

Os recursos visuais podem acelerar e sedimentar a aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira, pela associação entre a apresentação visual de conceitos e as palavras relacionadas a eles (memorização). Esse recurso pode ser utilizado, por exemplo, nas ilustrações de livros didáticos. 

 


Contacto

Contato


Tips4You

—————

—————

—————

—————

—————

—————

—————

—————


 

Espaço para trocar impressões sobre as leituras da disciplina Literatura Brasileira ministrada no curso de Letras da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte. Este espaço constitui-se então em um ponto de encontro entre nós, estudantes, professores e amantes da arte literária.

Visite o blog https://balaiodasletras.wordpress.com/ e desfrute da nossa literatura brasileira.